voltar à página inicial

Vulcões em outros planetas e satélites

fonte: NASA, USGS, Wikipedia, Crystalinks

A Terra não é o único lugar do Sistema Solar onde existem vulcões. Vamos ver que os vulcões até que são bastante comuns nos nossos vizinhos:

Vênus: É o planeta do Sistema Solar com maior número de vulcões. Ainda não foram vistos vulcões ativos em Vênus, mas acredita-se que muitos deles sejam jovens. São conhecidos cerca de 1.600 vulcões de grande porte, e há mais uma quantidade absurda de vulcões menores – ninguém sabe ao certo quantos, mas as estimativas variam entre cem mil e um milhão de vulcões. Caramba, um milhão de vulcões venusianos!!!

Terra: Os vulcões terrestres são menores muito que os marcianos dois motivos. Por um lado, a gravidade terrestre é bem mais forte que a de Marte, o que faz com que as grandes montanhas na Terra sofram mais com seu próprio peso. Por outro lado, o movimento constante das placas tectônicas terrestres faz com que os vulcões se movam em relação às fontes profundas de magma, ou seja, eles ficam menos tempo ativos no mesmo lugar.

Lua: A Lua não tem vulcões, mas sua superfície é coberta por vastas planícies de basaltos, que são rochas vulcânicas. Estas rochas se formaram no curto período em que a Lua foi um planeta ativo, antes de seu calor interno se dissipar completamente, o que interrompeu qualquer tipo de atividade por lá.

Marte: O maior vulcão conhecido no Sistema Solar está em Marte. Seu nome é Olympus Mons, um verdadeiro gigante. O Olympus Mons tem 27 km de altitude, ele é três vezes mais alto que o Monte Everest. Sua cratera principal tem diâmetro de 70 km, e a base do cone vulcânico tem 540 km de diâmetro. O Olympus Mons é tão grande que uma pessoa que estivesse em pé na superfície de Marte não conseguiria vê-lo por inteiro, por causa da curvatura do planeta. O vulcão apenas pode ser visto por inteiro em sobrevôos na órbita marciana. Marte tem várias outras estruturas vulcânicas, com pelo menos mais cinco vulcões gigantes. Cerca de vinte vulcões marcianos são conhecidos com nomes próprios e muitos outros vulcões menores.

Júpiter e seus satélites: O satélite Io, de Júpiter, é o corpo celeste do Sistema Solar com maior atividade vulcânica. Io tem mais ou menos o mesmo tamanho e peso da nossa Lua, mas tem mais vulcões ativos que a Terra. As erupções são tão freqüentes que cobrem toda a superfície de Io com lavas e cinzas, escondendo as crateras de impacto, que são comuns em outros satélites e planetas. O vulcão Prometeus, em Io, é muito parecido com o vulcão Kilauea, no Havaí, só que o Prometeus é bem maior. Há mais de vinte anos a NASA observa a atividade vulcânica desse vulcão ioniano, que lança uma nuvem de fumaça e cinzas a alturas de até 100 km de altura. Suas lavas também são as mais quentes do Sistema Solar, atingindo temperaturas de cerca de 1500ºC.

Vulcão do satélite Io em atividade
Vulcão do satélite Io em atividade

Saturno: Uma sonda espacial encontrou evidências de uma atividade vulcânica muito especial em satélites de Saturno. O satélite Titan parece ter vulcões frios, com lavas de gás metano gelado.

Netuno: Outros “vulcões de gelo” foram vistos em Tritão, uma das luas de Netuno. Mas lá esses vulcões parecem lançar nitrogênio líquido, metano e poeira.

 

 

 

 



Pa'hoe