voltar à página inicial

Os vulcões na mitologia

fonte: GANDON, O. Deuses e heróis da mitologia grega e latina. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Os vulcões aparecem em várias mitologias, sempre fazendo referência ao fogo do interior da Terra. Na mitologia latina há o deus Vulcano, deus do fogo, festejado em festas em várias cidades do Império Romano, inclusive em Pompéia, onde eram acesas tochas nas ruas em sua homenagem. Mesmo não havendo muitos relatos sobre Vulcano na mitologia latina, na mitologia grega um extenso capítulo é dedicado a seu equivalente, chamado Hefesto. Vejamos um pouco desta história:

Hefesto era um deus aleijado, peludo e feio, com ombros largos e pernas finas e tortas. E como era autêntico deus do Olimpo, tinha superpoderes. Ele era filho de Zeus e Hera, que eram irmãos entre si. Zeus, depois de ter seduzido várias deusas e não-deusas, resolveu seduzir sua própria irmã e para isso se disfarçou como um pássaro. Hera foi seduzida e ficou grávida, mas se sentiu envergonhada por ter engravidado de seu próprio irmão sem ao menos ser casada com ele. Por isso, lançou seu filho recém-nascido Hefesto ao mar, lá de cima do Olimpo. Recolhido por uma ninfa, ele começou a trabalhar com metais e se tornou ferreiro. O garoto ficou manco por causa desta terrível queda.

Hefesto
Hefesto

Para recuperar seu lugar no Olimpo, Hefesto fez um belo trono de ouro e o enviou para sua mãe, Hera. Lisonjeada, ela se sentou, mas não conseguiu mais se levantar, pois o trono estava enfeitiçado. Vários deuses tentaram libertá-la sem sucesso, até que Dionísio, o deus do vinho, levou sua bebida para Hefesto, que bebeu até cair e foi carregado para o Olimpo para desfazer o feitiço do trono. Ao acordar, ele disse que só libertaria sua mãe se Afrodite, a mais bela das deusas, aceitasse se casar com ele. Assim aconteceu, Afrodite e Hefesto se casaram e Hera foi libertada do trono.

Vivendo no Olimpo, que era a morada dos deuses gregos, Hefesto se intrometia nas brigas entre Hera e Zeus, sempre tomando o partido de sua mãe. Até que um dia Zeus ficou irritado e jogou Hefesto novamente para fora do Olimpo, lá embaixo, no mar. Ele passou a morar numa ilha vulcânica, de onde depois se mudou para o vulcão Etna, na Itália, onde passou a forjar raios para Zeus, e instrumentos, armas e enfeites para deuses e heróis. Mais tarde, Hefesto se separou de Afrodite, mas esta é outra longa história.

Não apenas as mitologias clássicas têm histórias relacionadas a vulcões. Povos que vivem perto de vulcões no Alasca, Tanzânia, México, Indonésia e em muitos outros lugares atribuem poderes sobrenaturais a estas montanhas mágicas.

 

 

 

 



Vovó