Clique para voltar ao início
2. Satélite CBERS

CBERSA sigla CBERS significa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O CBERS é um programa de satélites de observação da Terra, desenvolvido por um acordo de cooperação entre o Brasil e a China.

O primeiro satélite de uma série prevista por esse programa, o CBERS-1, foi lançado em outubro de 1999, da Base de Taiwan, na China, e operou até 2003 com sucesso. O segundo, o CBERS-2, foi lançado em outubro de 2003 e ainda está em operação. Além do CBERS-2B, que deverá ser lançado no final de 2006, mais dois satélites estão sendo planejados: o CBERS 3 e 4, com lançamento previsto até 2009.

Os dois primeiros satélites da série CBERS levam a bordo três sensores para observação da superfície da Terra: Imageador de Amplo Campo de Visada (WFI), Câmera de Alta Resolução (CCD) e Imageador por Varredura de Média Resolução (IRMSS).

Grande São Paulo, litoral norte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais

>>> Imagem WFI-CBERS da Grande São Paulo, litoral norte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, adquirida em 27/04/2000.

Grande São Paulo, Santos e São Vicente >>> Imagem IRMSS-CBERS da Grande São Paulo e das cidades de Santos e São Vicente, adquirida em 27/04/2000.
Brasília >>> Imagem CCD-CBERS de Brasília, adquirida em 31/07/2000.

Essas e outras imagens CBERS-2 estão disponíveis gratuitamente em http://www.dgi.inpe.br.




1. Aquisição de imagens de satélite - 2. Satélite CBERS - 3. Como interpretar as imagens de satélite - 4. Aplicação das imagens de satélite
5. O sensoriamento remoto como recurso didático - 6. Atividades - 7. Livros, CDs-ROM, cursos e links - 8. Créditos -
Oficina de Textos ©. Todos os direitos reservados. - Home

1. Aquisição de imagens de satélite 2. Satélite CBERS 3. Como interpretar as imagens de satélite 4. Aplicação das imagens de satélite 5. O sensoriamento remoto como recurso didático 6. Atividades 7. Livros, CDs-ROM, cursos e links 8. Créditos e contato